Quem somos

Com a prioridade de congregar e orientar mulheres na busca do seu desenvolvimento pleno, tanto nas esferas de poder público, como também de mercado, foi fundada em 4 de dezembro de 2001, pela jornalista e empresária Sueli Batista, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá.  Na época 133 mulheres, incluindo-se a presidente atual, Mariza Bazo, assinaram a ata de fundação, o que surpreendeu a  BPW Brasil, sendo que eram necessárias apenas 30 associadas.

A organização pertence a uma rede internacional (Business Professional Women) que existe desde 1930, presente nos cinco continentes e que chegou ao Brasil, no início da década de 70, época considerada de grande importância para a liberação feminina. Em nível mundial a BPW tem assento e status consultivo em várias organizações e agências mundiais, a exemplo da Organização das Nações Unidas-ONU. No Brasil tem assento no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher-CNDM, em Cuiabá a organização integra o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Bastaram apenas duas reuniões para a formação da BPW Cuiabá, que ocorreram nas dependências do Senac e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso- Fecomércio/MT. Num olhar lançado sobre 12 anos de história, verifica-se que a BPW Cuiabá, através de seus projetos e ações, contribuiu ativamente para a construção de um cenário mais propício para a mulher empreender e se empoderar, abrindo espaços intelectualmente ativos, altamente produtivo e socialmente representativo. Teve no período três presidentes, além de Sueli Batista, que ficou por duas gestões; a educadora Marilise Doege Esteves, que ficou dois anos no comando, e Mariza Bazo por duas gestões.