BPW Cuiabá realiza sessão de cinema gratuita com debate e reflexão dos valores humanistas do filme

0
521

Com apenas cinco anos de idade Christina subiu ao trono após a morte de seu pai, o rei da Suécia. Apesar de ser uma líder muito competente e ter vencido muitas guerras quando adulta começou a ser cobrada pela corte e por seus súditos para que se casasse. Como ela não tinha nenhum interesse por casamento, a rainha decidiu fugir da corte, vestida como um homem. A história desta mulher determinada, que lutou para conseguir sua liberdade será exibida no dia 28 de março, no CineCult BPW, uma iniciativa da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Cuiabá. O CineCult é parte da programação do “Março é Mulher”, maior evento do Estado em comemoração ao mês da mulher, realizado pela BPW Cuiabá em parceria com o Sebrae MT.

A exibição do filme “Rainha Christina”, de 1933, com direção de Rouben Mamoulian e com a grande atriz Greta Garbo no papel principal será realizada no auditório do Grupo Gazeta, às 16h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e guaraná. Após o filme, os participantes terão a chance de debater a temática central do filme com a coordenadora nacional de cultura da BPW Brasil, Iria Martins, que criou e é a curadora do projeto; psicoterapeuta clínica, especialista em psicologia feminina e do líder.

Para a coordenadora de Cultura da BPW Cuiabá, Isolda Risso, que está responsável pela organização desta edição do CineCult, o filme escolhido é perfeito para um evento como o “Março é Mulher”. “A autonomia é o tema central da história. Nós mulheres precisamos reconhecer nosso valor, potencial e capacidade. Estima elevada é ter consciência de si. A história da Rainha Christina resume a força feminina, além de ensinar a importância de respeitar seus desejos, seguir a intuição e ter a coragem de ir em busca daquilo que se acredita’, afirma Isolda.

De acordo com Íria Martins, idealizadora do CineCult, o projeto tem como objetivo promover valores de cultura humanista e também a educação e a cultura conforme os quatro pilares da ONU: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conviver e aprender a fazer. “Todo o CineCult se fundamenta nos grandes ensinamentos legados pelos humanistas do Renascimento Italiano, entre eles Pico dela Mirandola, Dante Alighieri, Leonardo Da Vinci e Michelangelo”, revela.

Íria é a organizadora e curadora do projeto em Brasília, onde ocorre há quatro anos, e a partir deste mês iniciam as apresentações de 2015, todas as quintas-feiras, sempre no Teatro do Brasília Shopping. “Os filmes são escolhidos com base no quanto possam colaborar para a realização dos objetivos do projeto. Todos os filmes escolhidos devem possibilitar a reflexão dos valores humanistas, entre eles, o de que o ser humano é protagonista da própria história. Pode, por suas escolhas, construir a sua existência como ativo participante e não sofrer a existência como vítima passiva”, enfatiza.

Para Íria, é um grande orgulho ver que a BPW Cuiabá abraçou o projeto CineCult de maneira definitiva. “A BPW Cuiabá tem sido vanguardista em sua visão de futuro. E ver no CineCult um instrumento de levar arte e cultura à comunidade é uma louvável iniciativa. Parabenizo às presidentes que decidiram estender a idéia, inicialmente a presidente fundadora Sueli Batista, depois Mariza Bazo e, agora, Sonia Mazeto. Naturalmente, acredito que Cuiabá comporta uma programação de cinema, arte, cultura, reflexão ao menos mensal”, finaliza.

O “13º Março é Mulher” é uma realização da BPW Cuiabá em parceria com o Sebrae Mato Grosso e conta com o apoio do SENAC, Água Viva, Alphaville Buffet, Belicosa, Casa Nova, Cleide Imóveis, Eletro Fios, Matos – O Boticário, Ostrich, Plaenge, Jornal Rosa Choque, Carandá Propaganda, Studio Press Comunicação, Bella Casa, Vivaz Assessoria e Eventos, Taf’s HairStyle, Carla Guberth, Eco Design, SETAS MT, Polícia Militar, Rede Cidadã, Câmara Municipal de Cuiabá, Rosa Imóveis, Escritório de Advocacia Ana Lúcia Ricarte, Clinica Santé, Hotéis Mato Grosso, Sônia Mazetto, Margarethe Nunes e KCM Gráfica e Editora. Mais informações pelo telefone (65) 3052.2872 das 13 às 19h e pelo e-mailbpw@bpwcuiaba.org.br.

Data da Publicação: 27/03/2015

Publicado por: Studio Press Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here